Projetos selecionados do 5º PRÊMIO DESIGN TOMIE OHTAKE
Coviver. Talvez um dos temas mais instigantes de nossos tempos tão cheios de individualismo e desafios de convivência social, especialmente no meio urbano. Pensando nisso o PRÊMIO DESIGN TOMIE OHTAKE contemplou este desafio: procurar soluções inovadoras que mostrem como o design pode não apenas debater a questão da habitabilidade na Terra, mas principalmente como apontar ações.
Dentre as 99 propostas de universitários e profissionais recém formados de diferentes áreas foram selecionados cinco. Cada projeto receberá um prêmio de R$ 6.000,00 para execução dos protótipos que ficarão em exposição no instituto Tomie Ohtake em maio de 2023.
Projetos selecionados:
ÉDA: MOBILIÁRIO URBANO COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autoria: Iago Almeida Alves
Cidade – UF: Boa Vista - RR
Instituição de ensino: Universidade Federal de Roraima - UFRR
Curso: Arquitetura e Urbanismo
KIT 011 - O DESIGNER DE MODA SOB A ÓTICA DO FAVELADO
Cidade - UF: São Paulo - SP
Instituição de ensino: Faculdade Santa Marcelina - FASM
Curso: Moda
Orientação docente: Marcio Luis Sannomia Ito
OTAGAI: MOBILIÁRIO INFANTIL SUSTENTÁVEL DE PRODUÇÃO COLABORATIVA E FABRICAÇÃO DIGITAL
Autoria: Luenne Coelho
Cidade - UF: Resende - RJ
Instituição de ensino: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Curso: Arquitetura e Urbanismo
RODOMAPA: APLICATIVO DE MAPEAMENTO DE ROTAS COM ENFOQUE EM ACESSIBILIDADE
Autoria: Daniella Onishi
Cidade – UF: Curitiba - PR
Instituição de ensino: Universidade Federal do Paraná - UFPR
Curso: Design Gráfico
Orientação docente: Juliana Bueno
TRILHAS URBANAS: O JOGO PARA INTERVIR NA CIDADE
Autoria: Beatriz Martinez
Cidade - UF: São Paulo - SP
Instituição de ensino: Universidade de São Paulo - USP
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Orientação docente: Catharina Pinheiro e Karina Leitão
O júri
DIEGO MAURO
Diego Mauro (1987, Salvador/BA) É graduado pela UFBA e mestre pela USP em Arquitetura e Urbanismo. Ministra aulas relacionadas a arte e arquitetura contemporânea, e lecionou nos cursos de arquitetura e urbanismo da UFBA (professor temporário, 2012) e da Universidade Ibirapuera (2016-2020). É roteirista e diretor do curta-metragem Os cuidados com a casa (Festival Mix Brasil nov. 2020, em São Paulo). É autor do livro ilustrado O aquário de Pedro (PROAC 2020) e é fundador da plataforma conchinha.app.
FERNANDA MARTINS
É designer e pesquisadora nas áreas de Tipografia e História do Design, em especial na Amazônia. Doutora em História do Design na ESDI/UERJ. Cursou Master em Design Gráfico e Tipografia na Escola de Design de Basel, Suíça, e especialização em Semiótica e Cultura Visual, pelp ICA/UFPA. É formada em Artes Plásticas pela ECA/ USP. Atualmente mora em Belém onde é sócia da empresa Mapinguari Design, pela qual desenvolve projetos culturais como o MapinLab, voltado para o fortalecimento da cultura do design, além de projetos de design para a sustentabilidade e design participativo e Letras que Flutuam: mapeamento dos abridores de letras de barcos da Amazônia.
MÁRCIA GANEM
Designer e Gestora Social, Márcia Ganem é mestra em gestão social, doutoranda no NPGA-UFBa, defendendo a relação entre design, empreendedorismo cultural e desenvolvimento territorial. Fundou e Preside o Instituto Casa de Castro Alves, que promove trabalhos de rede junto a comunidades Tradicionais. Autora do livro Design Dialógico:Gestão Criativa, Inovação e Tradição e é Gestora Criativa do programa Design Dialógico, operado em territórios de identidade da Bahia.
NINA PAIM
Designer gráfica brasileira, morando atualmente na Suíça. Depois de um desvio em economia e filosofia, Nina estudou design gráfico na Esdi, Rio de Janeiro, e em seguida na Gerrit Rietveld Academia, Amsterdã. Recentemente, como curadora convidada para a 26ª Brno Design Biennial, Nina concebeu e projetou a exposição “Taking a Line for a Walk”, sobre as atribuições no ensino de design.
NOVÍSSIMO EDGAR (EDGAR PEREIRA DA SILVA)
Multiartista brasileiro, nasceu na periferia de Guarulhos, São Paulo, em 1993. Poeta, artista plástico, rapper e performer. Seu interesse pela arte começou na infância, incentivado pela sua mãe — Dona Maria — a elaborar esculturas, desenhos e pintura sobre azulejos. Imerso em constante processo criativo, produz pinturas, cria instalações, performances, desenhos, compõe músicas, inventa jogos de cartas, escreve livros, produz filmes, games e NFTs. Trabalha com todo tipo de material ancestral e tecnológico.
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