Não pude brincar com isso por ser menina, sabe o que?

Tinha uns doze anos e estudava em um colégio público em Brasília. Era o começo dos anos 70. Recém chegada ao planalto central eu descobria um Brasil novo e fascinante, às vezes cruel, como as brincadeiras e risadas ao meu sotaque sulino mostravam. Havia a oferta de oficinas de várias especialidades e escolhi a que me pareceu mais instigante: marcenaria. Minha grande decepção. Não pude fazer por ser específica de meninos. Meninas tinham que fazer ou canto coral ou culinária.  

imagem da web

Lá foi a adolescente Elenara para o canto. Não deu certo. Não era minha vocação. Acabei na cozinha como convinha às menininhas que deviam ter quartinhos rosas e sonhar com príncipes encantados. 

O que também não era o meu caso.

Mas a marcenaria foi um sonho que ficou para trás. Hoje me realizo fazendo projetos para que outros profissionais os executem. Mas ainda me encanto quando as visito. A poeira, a madeira bruta sendo trabalhada. Os encaixes. As peças planas que se transformam em tanta coisa bonita, útil. A madeira é fascinante como material de criação. E não é preciso depredar florestas. Pode-se aproveitar resíduos, pode-se plantar novas árvores, pode-se tanto com um material que tem tantas possibilidades de uso.

É então relembrando a criança que fui e que gostaria de ter moldado a madeira com as minhas mãos, que separei algumas possibilidades de brinquedos feitos de madeira para as crianças de hoje. Começando pela mesa de marcenaria ali de cima. Obvio que são precisos cuidados com muitas ferramentas. Necessita-se a presença de adultos que as manejem. Mas a cozinha também... 

E que todos possam usufruir de marcenaria, canto e cozinha, independente de gêneros.    


Não sei o nome deste brinquedo, mas tive quando pequena. O movimento dele era tão divertido! Gosto dos brinquedos que interagem com a gente. Vocês não? 

brinquedo

Porquinhos me fascinam. Este "parente" simpático me parece relativamente simples de executar e possibilita várias brincadeiras com as crianças.


Esta locomotiva de madeira não é absolutamente fascinante? Cheia de encaixes, mexe com a imaginação da gente


Adoraria ser criança agora...olha esta bancada!!! Com ela e um celular só o céu seria o limite!


Este personagem que se move é uma variação daquela figura lá de cima. Também tive quando criança. Era ótima!


Estes brinquedos de encaixe são fantásticos porque mexem com vários sentidos e despertam várias habilidade. E fico pensando na beleza das curvas e como foram modelados para que formassem uma unidade coerente. 


Um simpático cachorrinho de madeira para carregar consigo. Quem não iria querer? Eu sim!


E este gato??? Mais charmoso, impossível! Quero desde já!


E por fim, mas nunca terminando as possibilidades, este robô de madeira, todo articulado, é a imagem de toda a riqueza que os brinquedos podem ter! 

Queria poder voltar no tempo e teimar pé para fazer a oficina de marcenaria que não pude fazer por ser menina nos anos 70. Que as meninas de hoje não sofram nenhuma censura em seus anseios e sonhos de aprendizado! 
 
As imagens são meramente ilustrativas e foram retiradas do google. Não as produzo, não tenho moldes e nem sei quem as faz. Se alguém for autor, me diga para que coloque os créditos.

Comentários

  1. Concordo com vc em todos os sentidos,pois hoje as coisas estão mais fáceis e ninguém aproveita as oportunidades que tem... valeu 😍

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros