Criar ou editar imagens com base em algoritmos e inteligência artificial foi a descoberta dessa semana. Falo do DALL-E que descobri em uma postagem do Nick Ellis sobre o seu processo de descoberta da ferramenta. Para entrar é preciso se inscrever em uma lista de espera. No meu caso não demorou muito, algumas semanas, se tanto. E posso garantir é viciante!
Eu já conhecia a plataforma OpenAI para geração de frases e textos. Falei dela aqui no post sobre os 10 erros da arquitetura e execução. Brincar com palavras é fascinante e obvio, tem as descobertas e também decepções. A Inteligência Artificial nem sempre é brilhante, mas pode nos facilitar a vida, se a soubermos usar com a nossa inteligência.
Tanto em textos como em imagens ganha-se um crédito para iniciar os testes, no caso do DALL-E são 50 créditos que possibilitam uma bela viagem pelas possibilidades. Testei tanto a criação de imagens usando frases aleatórias como subindo imagens e as editando. A ferramenta gera quatro alternativas para cada prompt, sejam frases, sejam figuras. Só não pode usar rostos humanos.
Abaixo vou mostrar alguns dos meus testes. Quanto mais detalhada a frase, mais detalhada ou criativa a imagem gerada. Nem todas me agradaram, mas muitas me fizeram arregalar os olhos pelas possibilidades de uso.
uma cidade com arquitetura sustentável sobre a superfície de Marte
Comentário: Gostei das imagens, são aleatórias e resumidas mas serviriam para uma postagem sobre possibilidades arquitetônicas no espaço ou mesmo um conto sobre a conquista do planeta vermelho.
Um quadro ao estilo de Gustav Klimt com imagens de lua e sol sobre uma cidade moderna
Comentário: Gostei demais, achei criativo, colorido e confesso que imprimiria e colocaria em quadros na parede.
capa de livro sobre projetos de arquitetura moderna chamado "moro onde gosto e sou feliz"
Comentário: Achei interessante. Não é minha área a composição gráfica, mas está razoável e funcional.
um desenho realista de uma bicicleta de bambu sobre uma estrada que leve a um portal para outra dimensão
Comentário: Uma das gerações de imagens que mais gostei. Tudo bem que a frase foi delirante, mas as figuras são poéticas e bem em um estilo onde uma bicicleta de bambu cairia super bem.
Desenhe Porto Alegre no estilo de Leonardo Da Vinci
Comentário: Lembra um pouco Porto Alegre e talvez ela ficasse assim se tivesse sido olhada por Leonardo Da Vinci. Mas não deixa de ser uma resposta interessante.
aquarela de uma cidade de futuro sustentável
Comentário: achei uma das figuras menos criativas que recebi de resposta. A frase também foi das mais simples. Quanto mais informações dermos para subsidiar a geração de imagens, maior a possibilidade de recebermos mais criatividade
Fiz também exercícios em gerar móveis e ambientes com determinadas características. Alguns com respostas ótimas, outras nem tanto. Mas me pareceu uma ferramenta de possibilidades muito boas para criação de imagens. Acredito que em muitos casos valeria o investimento.
E aí, gostou? Depois me conta.
Quê maravilha estou encantada
ResponderExcluirAs possibilidades de criação são infinitas! Bem divertido e útil! Abraços
Excluir