Paisagismo sustentável integrando natureza e humanidade no séc XXI
Cardim começa o livro falando de sua experiência e de como percebeu que o nosso meio ambiente não apenas ia se deteriorando em qualidade de vida, como mesmo nos momentos em que jardins ou áreas verdes começavam a ser valorizados, não refletiam a imensa riqueza vegetal que temos em nossa nação. Na maioria das vezes, os jardins eram feitos com espécies de outros países e continentes, em detrimento das nossa vegetação nativa.
Em uma linguagem de fácil acesso, sem ser obvia, o autor nos envolve em uma narrativa que mistura muita pesquisa falada de modo coloquial e rico. O livro é fartamente ilustrado e se divide em duas partes. Na primeira, um traçado sobre nossas raízes e história, como chegamos onde chegamos. E na segunda, Cardim aponta caminhos para um paisagismo sustentável e como ele se relaciona com a natureza e o bem-estar humano.
Um ponto fundamental é como o autor nos mostra a riqueza contida em nossa flora e como ela pode ser aproveitada na criação de paisagens sustentáveis. Nesse sentido, o livro nos apresenta um conceito inovador de paisagismo que pode ajudar a transformar o paisagismo no Brasil não apenas mais sustentável, mas mais verdadeiro e integrado nos aspectos estéticos, de meio ambiente e mesmo de saúde pública.
Uma obra de fôlego que é útil tanto para leigos como para profissionais da área, e para todos que reconhecem a importância de se planejar harmonicamente áreas verdes que fortaleçam a integração entre natureza e humanismo.
A leitura desse livro tem se revelado um excelente meio de aprendizado, além de um mergulho em um mundo de belezas e possibilidades de ampliação de conhecimentos.
Recomendo.
O autor
Ricardo Cardim é botânico e paisagista, mestre em Botânica pela Universidade de São Paulo e diretor da Cardim Arquitetura Paisagística.Paisagismo Sustentável para o Brasil de Ricardo Cardim
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos