Vivendo a casa - Aconchego
Tempos de voltar para a gruta, primeiro aconchego e abrigo dos ancestrais. Nossas casas, mais que meros dormitórios e locais de passagem, voltaram a ocupar sua função primeva: proteção. Vivemos as casas de uma nova maneira a partir dessa segunda década do século XXI. E dentre os vários valores que discorremos nesse blog, elegemos como o primeiro valor o de aconchego.
Ação de aconchegar; amparo, proteção.
Expressão de carinho, de acolhimento; abraço.
Sensação de segurança; agasalho, abrigo.
É dos sentimentos que mais necessitamos em tempos em que nos sentimos ameaçados por perigos externos. Ou mesmo internos. Precisamos nos sentir acolhidos. Voltar ao ninho. E o mais inquietante é que passamos por tempos em que o próprio contato físico passa a ser temido ou evitado, em nome da saúde e segurança. Normal que nosso olhar sobre nossas casas também mude.
Alguns dos sinônimos de aconchego nos levaram a escolher exemplos de espaços que podem expressar essa necessidade.
Conforto
Necessidade de aninhar, de comodidade, de sentir bem estar. Não a toa a presença de muitos de nossos amigos peludos ou alados nos fizeram tanto bem nesse período. Cores com energia e que nos transmitem tranquilidade também nos ajudam nessa volta às cavernas.
Acolhimento físico
Os abraços físicos e os antigos locais de muitos encontros presenciais foram substituídos por tudo aquilo que nos lembre calor e agasalho. Acolhimento passa a ser uma palavra super importante em nossas necessidades no lar. As plantas também adquirem um papel de vida e cuidados importantes.
Amparo
Ligação
Por fim, nossas ligações com o mundo passaram por uma junção de olhares pela janela, reuniões, lives virtuais e eventuais encontros em áreas comuns de prédios ou empresas. Por mais que as regras de distanciamento social se tornem mais brandas, o uso do espaço virtual se torna cada dia mais frequente. Visitamos o mundo de dentro de nossas cavernas. Nossos espaços de comunicação e trabalho virtual adquirem um caráter mais permanente.
E vocês?
Que mudanças de necessidades e valores sentiram em relação às suas casas?
Deixem nos comentários para que possa desenvolver também uma sugestão de espaços.
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos