TECLA - habitação com desperdício zero
Cidades invisíveis, onde Italo Calvino simboliza a complexidade da existência humana, serviu de inspiração para o nome deste modelo habitacional, que pode ser construído usando impressão 3D com terra local, fazendo com que tenha praticamente desperdício zero. TECLA, uma das cidades do céu, foi o nome escolhido por Mario Cucinella Architects.
Muito semelhante às casas de marimbondos também feitas de barro, o modelo foi fruto de uma pesquisa da escola de sustentabilidade, criada pelo arquiteto, e de alunos de mestrado da Architectural Association School of Architecture em Londres.
O resultado é um modelo bastante flexível a qualquer clima e com uma maior eficiência energética que as habitações normais.
Um protótipo está sendo construído em Massa Lombardia pela WASP.
Quando se chega a Tecla, pouco se vê da cidade, escondida atrás dos tapumes, das defesas de pano, dos andaimes, das armaduras metálicas, das pontes de madeira suspensas por cabos ou apoiadas em cavaletes, das escadas de corda, dos fardos de juta. À pergunta: Por que a construção de Tecla prolonga-se por tanto tempo?, os habitantes, sem deixar de içar baldes, de baixar cabos de ferro, de mover longos pincéis para cima e para baixo, respondem:
— Para que não comece a destruição. — E, questionados se temem que após a retirada dos andaimes a cidade comece a desmoronar e a despedaçar-se, acrescentam rapidamente, sussurrando: — Não só a cidade.
Se, insatisfeito com as respostas, alguém espia através dos cercados, vê guindastes que erguem outros guindastes, armações que revestem outras armações, traves que escoram outras traves.
— Qual é o sentido de tanta construção? — pergunta. — Qual é o objetivo de uma cidade em construção senão uma cidade? Onde está o plano que vocês seguem, o projeto?
— Mostraremos assim que terminar a jornada de trabalho; agora não podemos ser interrompidos — respondem.
O trabalho cessa ao pôr-do-sol. A noite cai sobre os canteiros de obras. É uma noite estrelada.
— Eis o projeto — dizem.
– ítalo calvino, As cidades invisíveis.
Quando se chega a Tecla, pouco se vê da cidade, escondida atrás dos tapumes, das defesas de pano, dos andaimes, das armaduras metálicas, das pontes de madeira suspensas por cabos ou apoiadas em cavaletes, das escadas de corda, dos fardos de juta. À pergunta: Por que a construção de Tecla prolonga-se por tanto tempo?, os habitantes, sem deixar de içar baldes, de baixar cabos de ferro, de mover longos pincéis para cima e para baixo, respondem:
— Para que não comece a destruição. — E, questionados se temem que após a retirada dos andaimes a cidade comece a desmoronar e a despedaçar-se, acrescentam rapidamente, sussurrando: — Não só a cidade.
Se, insatisfeito com as respostas, alguém espia através dos cercados, vê guindastes que erguem outros guindastes, armações que revestem outras armações, traves que escoram outras traves.
— Qual é o sentido de tanta construção? — pergunta. — Qual é o objetivo de uma cidade em construção senão uma cidade? Onde está o plano que vocês seguem, o projeto?
— Mostraremos assim que terminar a jornada de trabalho; agora não podemos ser interrompidos — respondem.
O trabalho cessa ao pôr-do-sol. A noite cai sobre os canteiros de obras. É uma noite estrelada.
— Eis o projeto — dizem.
– ítalo calvino, As cidades invisíveis.
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