Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2018

A harmonia do clássico seria assim tão pura?

Imagem
Cada dia mais sinto a necessidade de retornar ao velho e bom hábito da leitura. Não me entendam mal. Nunca o abandonei, mas a frequência tem me deixado a desejar. Foi substituída pelo fascínio de buscar na web a resposta para tantas questões. Mas nem sempre as consigo. Talvez os clássicos ajudem nessas horas a formar mais substância e bagagem. Os clássicos...fiquei pensando neles ao ler uma página do " Breve História da Arte " e ler sobre a icônica imagem da famosa estátua da Vênus de Milo... Quando pensam nela garanto que nunca a imaginam como na figura abaixo que foi retirada de um blog onde o autor fez uma livre intervenção com meios digitais modernos para imaginar como seria dar vida às esculturas clássicas .  

10 coisas legais que você vai amar conhecer

Imagem
Há muito anos recebo news de um site de Coisas Legais. Vídeos bacanas, produtos interessantes e conceitos de outros. Já fiz algumas postagens aqui no blog com o que descobri por lá. E hoje divido com vocês dez coisas legais que descobri ali. Algumas divertidas, outras úteis. Outras ainda inusitadas. Espero que gostem.

Nuvem interativa mostra a arquitetura de Cingapura em Veneza

Imagem
Para mostrar como os arquitetos e urbanistas de Cingapura lidam com o desafio de lidar com espaços muito densificados, onde locais livres quase não existem, o Pavilhão de Cingapura na Bienal de Arquitetura 2018 de Veneza traz uma delicada teia transparente de nós iluminados.

Arquitetando algumas cozinhas inusitadas

Imagem
O inusitado. Talvez seja para alguns e outros o achem absolutamente normal. Outros ainda apenas reflitam no "e por quê, não?"  O que não é usual, foge do conceito narciso do bom gosto da moda vigente ou do tradicional considerado elegante, por vezes nos faz pensar. Outras rir. Outras ainda amar.  O inusitado pode ser um toque, uma cor ou várias a mais ou ainda um detalhe que não se esperaria encontrar por ali. No caso de cozinhas onde a praticidade encontra guarida como um dos requisitos primeiros, abusar de outras alternativas mais lúdicas pode parecer uma escolha mais ousada. Ou não.

9 Piscinas para sonhar

Imagem
Morar em um país tropical, mesmo que seja em sua zona meridional, sempre traz alguns ônus como o imenso calor que o verão traz. Nessas horas em que o termômetro passa dos 30º C. e o vento parece ter se esquecido de soprar com sua aragem refrescante, resta-nos beber muita água, usar um leque de abano, ligar o ar condicionado se não se tem um imóvel com ventilação cruzada (e já pensando na conta de luz exorbitante que virá). Ou ainda nos resta sonhar com uma maravilhosa piscina onde se possa relaxar e esquecer do mundo lá fora.

Quais as melhores cidades brasileiras para idosos e idosas?

Imagem
Envelhecer não é um processo dos mais fáceis em uma sociedade que glorifica a juventude. Tudo bem que hoje, nós os idosos ou adultos que já passaram das seis décadas de vida, não somos mais como os vovózinhos de antigamente. Não precisamos deixar de fazer coisas que gostamos, muitos de nós somos autônomos, saudáveis e mesmo nossos corpos são cuidados com maior afinco que anos atrás. Mas mesmo com todos estes avanços, não somos mais jovens. Por mais que nosso olhar brilhe como se ainda fossemos crianças descobrindo a vida! E somos cada vez mais numerosos... O envelhecimento sistemático de quase todas as sociedades urbanas indica a possibilidade de a geriatria crescer mais do que a pediatria em futuro próximo. Leandro Karnal    Como estamos preparando nossas cidades para estas gerações mais longevas?  Pixabay Não seria interessante se os gestores de nossos municípios contassem com indicadores para mostrar como estão as cidades grandes e pequenas em vários quesitos como educa

Construir uma piscina com ducha com as próprias mãos

Imagem
A gente passa anos em uma faculdade de Arquitetura, aprende teoria, aprende alguma prática, mas e se houvesse necessidade de construir algo com parcos recursos e usando nossas mãos e cérebro para a execução? Como nos sairíamos? O colega Oscar Muller me indicou uns vídeos bem legais sobre sobrevivência selvagem ou de como as pessoas usam de tecnologia primitiva para construir umas coisas bem legais. Aqui um vídeo com um exemplo de como fazer uma ducha (que banho é uma das necessidades básicas da vida) e com uma piscina por baixo!!!! E com o mundo ficando meio esquisitão, confesso que a vontade de me esconder no mato, ou em uma ilha bem longe de tudo, me bate com certa frequência. Então já é bom eu ir me abastecendo desse repertório de tecnologia de sobrevivência. Vai que precise, não é verdade???   . Nos siga também nas redes sociais Twitter   Flipboard   Facebook   Instagram   Pinterest

Fazedores de paredes - construindo com resíduos uma arquitetura sustentável e econômica

Imagem
Nas minhas garimpagens descobri este site os indiano chamado " Wallmakers " que em uma tradução literal seria algo como fazedores de paredes. O conceito deles é fazer uma arquitetura que resgate as tradicionais técnicas de construção feitas com materiais naturais, entre eles a lama e também aproveitar os resíduos da natureza e da construção.

Arquitetando um Natal criativo no trabalho

Imagem
Hora de já pensar no Natal. A comemoração do nascimento de Jesus Cristo, como toda data religiosa, deveria ser mais restrita aos cristãos, mas ela é de tal maneira encartada em nossa cultura ocidental que já virou data comemorativa mesmo para quem não professa a fé cristã. E embora sejamos um país dito laico, há o costume de comemorar também nos locais de trabalho onde muitos ainda fazem a tradicional troca de presentes nas brincadeiras de amigos secretos.  Como então fazer uma decoração natalina em um local fora do âmbito privado? Seguem algumas ideias nas imagens abaixo.

Bio tijolo feito à base de urina humana

Imagem
Tijolo feito de urina??? Este título me chamou a atenção neste artigo que li AQUI  e fui ler com mais calma. Tenho o hábito de pesquisar novidades e novas tecnologias no campo da construção e arquitetura e gosto de compartilhar com que me lê. Dr. Dyllon Randall e seus alunos, Vukheta Mukhari e Suzanne Lambert