Reinvenção da arquitetura africana
Muitas das melhores inspirações surgem em conversas casuais. Em uma delas, via telegram, o colega Oscar Muller me saiu com essa máxima quando o grupo falava sobre um clima de desesperança reinante. E essa expressão RE Existir me remeteu à REinventar.
"não é mais hora de resistir, agora é re-existir!" Zé Celso
E foi quando vi este vídeo TEDX sobre a próxima geração de arquitetos e designers africanos onde o arquiteto Christian Benimana fala sobre a sua experiência de estudante fora do continente africano e de sua volta para casa. E do surgimento da ideia de "construir uma rede de arquitetos que possam ajudar as cidades de África a crescer de forma sustentável e equitativa - equilibrando o crescimento com valores que são exclusivamente africanos para que no futuro as cidades africanas possam aspirar ser os lugares mais resistentes e socialmente inclusivos na Terra" . Uma reinvenção da arquitetura africana, uma resistência dos valores e culturas construtivas com uma visão global. Surgiu assim o African Design Center.
E ele nos fala de um crescimento sem precedentes da população africana, com uma tendência de mais de 55% da população vivendo nas cidades. Isso significa uma necessidade de habitações, escolas e centros de saúde como nunca.
E como fica a participação de arquitetos e outros profissionais africanos nessa empreitada? Há que se prever e fomentar cursos e maneiras que as pessoas não tenham que importar ou que os africanos tenham que estudar fora para voltar reproduzindo o que aprenderam em suas escolas estrangeiras. E sim que possam responder às necessidades locais.
Página em rede social |
Resistir e re-existir também significam antever as possibilidades. Das carências surgem as necessidades e os nichos de oportunidade. Se preparar para eles exige visão de futuro e esperança de acrescentar em respostas que possam melhorar a vida das populações. E resgatar o papel fundamental da Arquitetura. Além de aumentar um campo de trabalho promissor.
Centro comunitário em Ruanda |
Gostou? Compartilhe em suas redes sociais
Nos siga também nos outros canais
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos