Espaços sagrados - transformando capela em escritório
Não deixa de ser peculiar se fazer uma relação entre os espaços sagrados de cada época. E aqui não vou entrar no aspecto religião, mas nos prédios que resultam de cada prioridade das sociedades. Muito já se estudou sobre o papel dos templos na história e da enorme demanda de recursos e tempo que geravam. Não é sem uma ponta de ironia que vejo este projeto do Architects Bureau Klaarchitectuur transformando um antigo prédio histórico tombado em Sint-Truiden (Bélgica), a capela de Waterhond, em seu escritório. E a ponta de ironia é constatar que muitas das maiores realizações arquitetônicas de nossa época contemplam justamente prédios de escritórios que celebram o trabalho como força propulsora de crescimento em nossas sociedades.
A capela é dos meados do século XVI e foi originalmente um celeiro. Mais tarde foi transformado em capela, escola de música e tribunal. Nas últimas três décadas estava sem ocupação.
Como todo prédio considerado como de valor histórico deve manter suas características preservadas, o projeto de ampliação do escritório se pautou pelos conceitos de "atemporalidade e percepção". Os espaços e materiais foram respeitados e mantidos para que os visitantes possam usufruir de sua história.
Funcionalmente foram criadas uma caixa de vidro interno que acomoda o local de trabalho e um pavimento superior que abriga o espaço de exposições. As funções de apoio foram alocadas em uma construção nova, anexa à capela original, mas escondida dos olhos. Para efeito de projeto se mantém a forma da capela antiga que se revela em suas novas funções a quem entra no seu interior.
Fonte |
Fotos : site dos arquitetos
Comenta e conta para a gente a tua opinião.
Nos siga também nas redes sociais
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos