História ilustrada de um projeto e obra - Clínica de Fisioterapia
Um espaço vazio encerra tantas possibilidades! Pouco menos de 30 m2 para uma clínica de fisioterapia estética. Mãos e mente à obra!
A inspiração. Como surge? Do programa, da análise de fluxos, dos materiais e mão de obra que disponho. É um emaranhado de condicionantes que fervilham como ingredientes de uma receita. Vão sendo moldados, há uma troca entre arquiteta e cliente. Sugestões de espaços, aproveitamento de móveis, propostas de cores. O processo até a solução que será executada é muito rico e gostoso.
Solução encontrada, hora de detalhar. Há que se adequar a infra estrutura. As águas tem que correr das torneiras dispostas nas salas de fisio. As luzes tem que iluminar, tomadas novas para aparelhos que vão tornar pessoas mais belas tem que funcionar. Tudo tem que ser pensado para que a obra corra tranquila. E a clínica seja funcional. E que esteja dentro do orçamento disponível.
Começa a obra. Divisórias se traçam sobre o piso previamente colocado, já pensando que os espaços podem mudar de acordo com as necessidades.
Os sistemas de perfis e placas de gesso acartonado auxiliam muito nas obras de hoje. São rápidos, são leves. E podemos esconder as tubulações de esgoto, água, eletricidade neles. Além da facilidade de reparos e mudanças durante a vida útil.
Os quase 30 m2 se transformam em duas salas de fisio, uma sala de atendimento auxiliar (que também comporta uma maca de atendimento), circulação, recepção e copa. Quem disse que arquiteto não faz milagre? Ainda mais quando usa ângulos?
Particularmente adoro essa etapa da obra. Sujeira, pó, muita gente. Os espaços vão tomando forma: olha o nicho que vai abrigar o filtro de água quase pronto! O gesso até nisso é prático, podemos poupar em móveis.
O banheiro, ainda original, mostra a tubulação que corre por fora para abastecer outras torneiras e cubas no conjunto. Mas nada ficará à vista dos clientes.
E olha ali o banheiro já mostrando a sua mudança! A cor demora para ser escolhida. Mil amostras. Sugestão da cliente aceita e eis o resultado! Rio Sereno da Suvinil que fecha com a proposta da clínica.
O filtro e cafeteira no nicho fica ao alcance de todas as peças em sua posição estratégica na circulação.
Uma coisa bacana que a gente desenvolve na profissão é o olhar afinado para as distâncias. Quando fomos colocar o quadro, eu e o mestre de obras, medimos a olho. E quando fomos conferir na trena, não é que fechou exata e milimetricamente na metade!
Clínica quase pronta. Hora de começar a despedir. Não é um processo fácil. A gente se apega aos espaços, é como se fossem meio filhotes. Custa um pouco na hora de desapegar para que voem sozinhos, sejam parte de seus donos e donas. E de quem deles usufruir.
PS: usei apenas a câmera do celular para tirar as fotos. E como são espaços mais apertados usei o app câmera do Google no modo Photo sphere para as fotos compostas. Não é super afinado, mas para fotos rápidas de espaços quebra um belo galho.
Fotos Elenara Stein Leitão
Veja também:
- Clínica de Fisio - meus projetos
- Balcão de recepção - meus projetos
- Estúdio de Pilates com reaproveitamento de móveis
Gostou? Conta para a gente a sua opinião.
Nos siga também nas redes sociais
Twitter: @arqsteinleitao
Flipboard: Revista ARQUITETANDO IDEIAS
Facebook : https://www.facebook.com/ElenaraLeitao
Instagram: http://instagram.com/arqsteinleitao
snapchat: arqsteinleitao
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos