Inverno. Aquela estação elegante e que propicia usar botas, mantôs, tomar vinhos e descansar sobre edredons. Lindo. Em filme.
Na verdade o inverno é pesado muitas vezes para quem mora em climas menos temperados. Inverno pede muita roupa quente, pede proteção para as casas. Os mais afortunados podem ter lareiras, pisos aquecidos ou mesmo condicionamento mecânico. Sim, os nossos splits esquentam e refrescam, já que moramos em um local que faz muito frio, mas também faz muito calor.
Mas quando faz frio, é muito úmido também. As nossas casas parecem precisar de uma preparação especial. Já falei sobre como preparar a casa para o inverno.
Algumas escolhas de material podem ajudar nesse clima mais aconchegante. As madeiras são um exemplo. Estando presentes em revestimentos, pisos, estrutura aparente ou apenas em algum detalhe ou mesmo em mobiliário, acrescentam aquele toque que aquece a alma da gente. Não sei a razão, talvez alguma memória ancestral que nos lembre as casas de madeira das histórias infantis ou a lembrança de tempos imemoriais onde esse material abrigava os seres humanos.
As cores também ajudam a alegrar, embora os tons crus lembrem mais as lãs que eram tecidas em agasalhos. Tudo leva a querer ficar mais em casa. Elas se revestem de colchas, almofadas, cadeiras gostosas que lembrem abandono e leitura. Ou apenas um estar junto, olhando o crepitar do fogo nas lareiras.
Particularmente gosto da combinação do cru, branco e preto com a madeira em ambientes mais invernais.
E quem disse que inverno e áreas abertas e/ou externas não combinam? Casas estufa e amplas janelas envidraçadas abrem ao mundo e deixam o sol entrar, ao mesmo tempo que protegem das intempéries.
Gostou? Conta para a gente a sua opinião.
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos