Três plantas para tornar seu ar mais limpo
O ativista ambiental indiano Kamal Meattle tem uma longa história de lutas concretas pelo meio ambiente e neste vídeo mostra como o uso de três plantas comuns ajudou a resolver problemas de alergia. Ele usou essa combinação na reforma de um edifício comercial no seu país, usando inclusive de "um sistema de limpeza de ar que envolve bancos maciços de plantas em vez de bancos maciços de equipamentos de climatização". Achei fascinante!
"Ou você está oprimido pelo fato de que existem tantos problemas e tantas pessoas ou você pode encontrar soluções para ajudar de qualquer maneira que puder. "- Kamal Meattle (Technology Review do MIT)Quais são essas plantas????? Com certeza você já ouviu falar nelas!
- Areca ou Palmeira Bambú (Chrysalidocarpus lutescens) - Elimina o CO2 e para cada pessoa de 1,5m de altura são necessárias 4 plantas.
- Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata) - Boa para colocar em dormitórios porque transforma CO2 em oxigênio a noite. Para cada pessoa de são precisas 6 a 8 plantas.
- Jiboia ou Poto (Epipremnum aureum) - Elimina os folmadeidos e demais compostos orgânicos voláteis
- OBS: antes de usá-las consulte um especialista porque algumas podem ser tóxicas para crianças e animais.
Fonte |
Segundo o ambientalista, a tecnologia patenteada foi usada na purificação do ar ( e para isso são usadas as plantas acima). E citam especificamente algumas melhoras em relação à outros prédios como: " incidência de irritação ocular reduzida em 52%, diminuição de sintomas respiratórios em 34% e de dores de cabeça em 24%"
Segundo o site do PBC vemos algumas vantagens de manter uma maior qualidade do ar em nossas casas e prédios de escritórios:
- Ambiente mais saudável porque as pessoas ficam menos propensas à doenças
- Maior produtividade e eficiência por causa do aumento dos níveis de oxigênio no sangue, mesmo após um extenuante trabalho de oito horas
- Plantas de interior especiais não só produzem oxigênio, mas também ajudam a reduzir os poluentes do ar
Interessante, não é mesmo? Já falei também sobre outra palestra TED com uma proposta semelhante de usar germes para garantir uma arquitetura saudável. Não basta nos preocuparmos com formas e estilos na Arquitetura, se não estivermos atentos à manutenção e saúde dos ocupantes, sempre buscando soluções que evitem a tão famosa Síndrome do Edifício Doente. Lembremos sempre que as nossas decisões em Arquitetura podem ajudar a salvar vidas.
Curta no Facebook Assine no Flipboard
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos