De problema em solução - vazio urbano vira horta em projeto premiado no PJC
Aproveitar espaços ociosos nas cidades, mesmo as pequenas, e transformá-los em hortas que possam contribuir para abastecer a população.
Essa ideia de bom senso, mas ainda pouco utilizada, garantiu a estudante de arquitetura o primeiro lugar no prêmio Jovem Cientista, na categoria estudante de ensino superior. Seu nome? Deloan Mattos Perini. Estuda na Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), em Erechim, no RS. O título da pesquisa, que teve como orientadora Marcela Alvares Maciel é:
" Modelo de agricultura urbana como inovação no processo de abastecimento de alimentos em cidades de pequeno porte"
Fonte |
O projeto mapeou as áreas de sua cidade e viu as que poderiam se transformar em hortas orgânicas urbanas. O potencial previsto é de 60 mil quilos de alimentos/mês. E o projeto prevê também como se dará essa distribuição, dividida em três partes, sendo uma comercializada e outras duas distribuídas para escolas e restaurantes populares.
Transformar problemas em soluções, reocupar espaços que nada significam no contexto urbano, reunir a população na execução e gerenciamento. E contribuir para minimizar um grave problema mundial, a fome, com a oferta de alimentos de qualidade.
Interessante como ideias tão simples demorem para ser implementadas. A proposta é que esse projeto possa ser replicado em pequenas e médias cidades. Nas grandes teria que haver estudos mais complexos.
Mas, na minha opinião, nada impede que se façam projetos locais, que envolvam bairros e pequenas comunidades dentro das metrópoles. Já existem vários exemplos no mundo. Abaixo alguns exemplos de como isso poderia acontecer. Veja um Manual de agricultura urbana aqui.
Encontrar locais para gerar a alimentação saudável nas grandes cidades |
Arquitetos propõem agricultura urbana para Curitiba |
Importância para a saúde das áreas verdes nas cidades |
Reaproveitamento de áreas degradadas transformadas em hortas urbanas em Detroit - USA |
Leia também sobre
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos