Legados da Copa que pouca gente sabe - cradle-to-cradle
Photo: wavebreakmedia/Shutterstock |
Uma breve introdução para quem não conhece o conceito. O tradicional meio de produção é linear: usa materiais finitos que tem um tempo de vida útil e depois é jogado fora. Quando muito é reciclado para dar origem a um material de origem inferior ao original. Mas e se eles já fossem pensados desde o inicio para poder ser reutilizados n vezes? Foi o que Michael Braungart e William McDonough nos falaram em seu "O Upcycle".
Uma pausa para entender como funciona esse conceito. O video é rápido e bem simples de entender.
"O conceito trata do desenho (projeto) de produtos e dos respectivos processos produtivos de modo que todas as partes (componentes e matérias primas) envolvidas na produção desses produtos possam ser totalmente reutilizadas em novos processos produtivos depois que estes produtos forem descartados". (Fonte)
Ou seja, se faz desde o inicio bem feito e bem planejado não teremos que ser tão reativos e ficar salvando incêndios de desperdícios ou contaminação. Ou como no diz no site onde me inspirei Bom design permitiria abundância, reutilização sem fim, e prazer. "
E a Copa 2014, onde entra nisso? Na utilização da GrassMaster na Arena de São Paulo que inaugurou os jogos no Brasil. E o interessante é a utilização da abordagem cradle-to-cradle em um sistema vivo, como a grama. E principalmente grama de um campo de futebol que necessita de um sistema complexo de crescimento, manutenção e drenagem. O sistema utilizado, da empresa Desso, é sistema híbrido que reforça a grama natural com fibras artificiais recicladas.
"O sistema consiste em um campo de grama 100% natural em que as fibras artificiais são injetados 18 centímetros de profundidade, a cada 2 cm de diâmetro do campo. Isso resulta em aproximadamente 20 milhões de fibras artificiais reforçando a grama natural. A engenhosidade do sistema se encontra abaixo da superfície. As raízes de relva natural crescem em torno das fibras, ancorando assim o campo. O sistema oferece estabilidade e reforço, garantindo uma superfície visualmente atraente e uniforme em perfeitas condições em todos os momentos" (informação retirada do site da empresa)
Ou seja, mesmo em um caso complexo como a manutenção da grama em arenas esportivas, o sistem cradle-to-cradle pode ser usado com nítidas vantagens. Imaginem com outros produtos e empresas.
Essa informação foi dica do colega Wagner Gonzalez
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos