Meme de dezembro - Árvore de Natal
Diz a história que a tradição de enfeitar as árvores vem da Alemanha, lá pelos anos 1500. Ou seja, quase na mesma época do descobrimento do Brasil. Fala-se que Martinho Lutero teria se encantado com a neve que enfeitava as árvores e reunindo isso à tradição pagã, chegamos às nossas de hoje. Já não mais cortadas como na época de minha infância, feitas de todas as maneiras e materiais, elas ainda guardam uma magia de significar que entramos na época natalina.
Uma das maiores emoções de pequena era ajudar a arrumar a árvore. Era tudo muito mágico, desde pegar as caixas com os enfeites guardados, ver os que tinham sobrevivido. Eram muito frageis as bolinhas...Montar a árvore (a gente chamava de Pinheirinho de Natal) era tarefa de irmã mais velha. Para mim sobrava cortar os fios de linha do ano passado e separar os novos. O algodão que imitava neve, esse eu podia colocar, depois de tudo pronto.
Mas o mais bacana era montar o presépio! Cada ano era diferente, com água de verdade, areia, reis magos que iam se aproximando do menino na manjedoura...Agora já se diz que nem animais tinham...Será? Eu ainda fico com a imagem de minha infância.
Hoje as árvores já não precisam ser cortadas, nem são tão tradicionais como eram. Mas o que deve sempre permanecer é a magia do Natal. É renovar sempre a esperança.
Fonte Pinterest
Muito show! Adoro a árvore seca. Este ano vou fazer assim de novo.
ResponderExcluirbeijo, menina