Aproveitando resíduos - PFC
Um dos materiais que me chamou a atenção na Expoacabamento foi esse que é feito de resíduos de material plástico e casca de arroz. Já foi usado no Acampamento Farroupilha aqui em Porto Alegre, onde uma casa foi montada com ele.
Pelo que pude perceber, ele é muito versátil, pode até servir como estrutura para telhados, pisos, revestimento. Pode-se fazer mesas, bancos. E em várias cores. Segundo o que pesquisei na web, "é o PFC (Polipropileno / Etileno Fibroso Composto) e é uma liga composta por 60% de plástico reciclado e 40% de fibras vegetais, especialmente casca de arroz."
É um belo exemplo de reciclagem de sacolas plásticas, um problema no descarte que pode ser uma solução para várias utilidades, inclusive como placas de sinalização.
Fontes :
Portal abes-rs
Nobre Fibra - contato plasticonovo@hotmail.com
Elenara,
ResponderExcluire o Ézio, nosso amigo e colaborador da Autômatus, depois do impermeabilizante a base de descarte de pneu, encontrou solução (até agora inédita) para reaproveitamento de aparas e descartes de EVA, e já desenvolveu formulação para produção de produtos para nossa área, com excelente performance como isolante acústico, e tratamento de pisos, tornando-os antiderrapantes (além de isolante acústico), o que creio terá vasta aplicação na área de segurança, principalmente em locais com tráfego frequente de idosos e crianças, pois este novo material pode ser aplicado em camadas de maior espessura, oferecendo gradações mais ou menos macias, prevenindo assim as fraturas por queda.
Bacana, não é? Seguindo a máxima do próprio Ézio: "Dar novos usos para velhas coisas", ao invés de calçar a sandália havaiana, espalhamos a dita pelo chão!
Abraço,
Oscar Müller