As nossas crianças estão contribuindo e muito com o mundo através da interação digital. Um exemplo muito legal é o que li no blog da Sam, A Vida como a Vida quer, onde ela fala sobre uma bela experiência que uma garota de apenas 9 anos lançou ao mundo: como crianças saudáveis deveriam se alimentar. Quer saber mais ? Leia AQUI sobre o blog que a Martha Payne criou e como os filhos da Sam estão participando nessa semana, contando para crianças (e adultos) no mundo como se alimentam crianças brasileiras.
É fascinante ver como as barreiras são quase inexistentes entre as crianças que sempre estão dispostas a colaborar e nos ensinam grandes lições de como conviver com o outro.
E falando em cozinha e participação infantil é sempre bom lembrar algumas pequenas regras para que essa convivência seja segura. Alguns cuidados devem ser levados em conta desde a hora do projeto. SEGURANÇA é o mais importante.
A altura e a presença dos pequenos deve ser levada em consideração, assim como acabamentos e ausência de quinas e elementos que possam causar acidentes. Prever armários baixos onde eles possam acessar materiais que possam usar (e guardar os que não podem em locais altos e fechados). Fogo e facas são, por exemplo, itens que devem ser proibidos aos pequenos. Bancos seguros, gavetas que possam servir de escadas podem auxiliar os ajudantes que adoram olhar e participar da preparação de alguma guloseima.
Comida divertida, usar a criatividade para fazer pratos diferentes, brincar com os legumes, as frutas, usar flores.
Fazer uma horta doméstica com a garotada e deixar que eles cuidem e aprendam como a semente germina e os cuidados com a terra. E tenham a incrível experiência de comer o que foi plantado e cuidado com as suas mãos.
Ambientes coloridos ajudam a fazer com que a cozinha perca o ar de coisa distante e vire ambiente a se descobrir. Cenário de gostosa aprendizagem.
Objetos divertidos também motivam a garotada.
A ideia básica é ensinar que comer é um processo gostoso, um aprendizado que pode ser criativo e solidário como bem nos mostra o exemplo da Martha que não apenas viu a sua comida, mas pensou em tantos que não tem o que comer. Conheça como Martha - e mais pessoas- tem ajudado a que mais crianças também possam comer mais e melhor AQUI
E falando em criança e mundo melhor, olhem o que encontrei nessa pesquisa para escrever sobre cozinha e criança. Essa casa de boneca feita como mini conteineres ! Não podia deixar de colocar aqui também.
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos