Resgatando memórias da cidade- Gasômetro
Naquela época a demolição do prédio já tinha sido abandonada e se pensava na sua recuperação para que se tornasse o que é hoje: um centro cultural vital para a cidade.
Foto by Elenara Stein Leitão |
E além do equipamento, levava comigo um olhar mais atento, até porque eu era recém chegada de volta à Porto Alegre. Depois de morar sete anos em Brasilia, eu redescobria a cidade. E é esse olhar mais atento que me referi acima. E que permitiu fotos que resgatam a história de um símbolo. Essas aqui no blog são as que estavam reveladas, tenho muitas em negativo ou prova pequena que eu mesma revelei na faculdade. Abaixo o estado de abandono em que estava a Usina antes da restauração. Quem hoje transita pelos seus espaços, nem consegue imaginar esse espaço tão descuidado.
Foto by Elenara Stein Leitão |
Foto by Elenara Stein Leitão |
Abaixo, já em 2005, durante o Fórum Social Mundial em 2005, a Usina já em plena atividade.
Foto by Elenara Stein Leitão |
Eu fico imaginando os tesouros que se escondem nos guardados das pessoas em fotos antigas, em negativos não revelados, em imagens de uma cidade que existiu e que formou a que hoje conhecemos. Conhecer e amar sua história é uma das condições para se entender e se amar como cidadão urbano. Sustentabilidade afetiva é urgente e necessária.
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos