Momentos mágicos
FAU- UnB |
Anos 70, morava em Brasilia e fiz vestibular na UnB para Arquitetura e Urbanismo. Tinha dezessete anos. Me lembro de ter lido em algum lugar que era considerada a segunda melhor FAU do pais, depois da USP e antes da UFRGS (onde terminei o curso bem mais tarde). O Minhocão, prédio que abriga várias faculdades, tinha na de Arquitetura uma conformação interessante. As aulas teóricas eram nas salas a esquerda, fechadas por divisórias. E as aulas de projeto (na minha época eram PEU - Projeto de Edificação Urbana) ficavam no centro, separadas por armários ou biombos, e a gente circulava pelas várias turmas para chegar na nossa.
O mais bacana eram as épocas de entrega de projeto....a gente fazia os trabalhos na própria universidade e era nessa época que essa fluidez de espaços se mostrava mais rica. O pessoal dos anos mais adiantados, alunos do quarto ou quinto ano, super veteranos, iam palpitar e ajudar os mais novinhos, nós, que ficávamos encantados com esse auxilio. Cada aula que nos davam ! Sem contar que os professores passavam por lá de madrugada e participavam das vaquinhas de café e pastel que alguém sempre fazia a caridade de ir até ao centro comprar (na época era tudo muito distante...).
E num desses dias, quando amanhecia, paramos todos. Professores, alunos de todas as turmas e anos. Fomos ver o sol que nascia...Nunca me esqueci desse momento. Foi mágico e naquele instante o Minhocão ganhou alma para mim. Acho que ali entendi que o que faz a Arquitetura são as pessoas que nela transitam e que espaços devem sempre propiciar encontros, descobertas e momentos assim mágicos.
É muito legal relembrar esses momentos mágicos.
ResponderExcluirDá uma sensação de estar no Paraíso (Paz Absoluta).A alma flutua.
Linda Noite!
Beijinhos