Bom, bonito e barato
Vários clientes me pedem sempre propostas ou alternativas que sejam boas, bonitas e baratas...
E essa é a função do arquiteto, achar as melhores soluções que se coadunem sempre com as possibilidades financeiras de quem vai pagar por elas: o cliente.
Mas cabe aqui uma ressalva. Barato nem sempre quer dizer o que custa menos. Na minha experiência de vida pessoal e profissional já aprendi que aquela alternativa muito mais baratinha na maior parte das vezes não dura, não resolve e acaba saindo bem mais caro.
Escolher uma peça de design famoso também pode se encaixar dentro desse conceito. É preferível fazer uma ambientação minimalista, com pouco e bons móveis e uma peça boa (que pode ser garimpada em ofertas) a entulhar a casa com móveis daquela liquidação....
E o planejamento para quem tem orçamento curto é mais que fundamental. Afinal quem tem bastante dinheiro até pode se dar ao luxo de errar, mas quem tem que fazer o seu bolso render não.
É isso mesmo.
ResponderExcluirTotal Lucidez.
Um Lindo Dia!
beijinhos
Obrigada, beijos
ResponderExcluirÉ isso aí!
ResponderExcluirEconomizar é bom, mas também é preciso um olhar holístico!
Na construção civil, por exemplo, estima-se que apenas 20% do custo está na construção do edifício, os 80% restantes serão dispendidos durante a vida útil da edificação, na forma de contas de luz, água, manutenção, etc...
Portanto um bom projeto que exija pouca manutenção, garanta conforto térmico por meios passivos, e boa iluminação natural, mesmo significando maior investimento, também se traduzem em grande economia final.
Tomando alguns cuidados no projeto, não é difícil reduzir as despesas mensais em 50%, é o mesmo que baratear o custo total da edificação em 40%!
Abraços,
Oscar Müller
Grande colega Oscar !
ResponderExcluirTuas contribuições sempre são expressivas e com excelente conteúdo. Sem dúvida, um bom planejamento e projetos significam economia e das boas, por muito tempo.
Abraços
Elenara