10 soluções verdes para as cidades
Para populações cada vez mais urbanas que consomem cerca de 75% da energia mundial e outro tanto de emissões de gases que aumentam o efeito estufa na Terra, é justo que haja uma concentração de esforços na busca de soluções para que as cidades se tornem locais mais sustentáveis.
- Cidades Compactas - As cidades compactas são bairros autossuficientes dentro das grandes cidades, acessíveis a diferentes classes sociais. Com serviços, mercado e transporte próprios, reduz a necessidade de deslocamento. Um exemplo é a cidade de Portland (EUA).
- Rodízio Voluntário - Outra solução é o rodízio de veículos: os carros têm dias específicos para transitar nas ruas. Em Seul, na Coreia do Sul, funciona bem um rodízio voluntário. A prefeitura dá incentivos fiscais e oferece vagas grátis de estacionamento para quem aderir.
- Energia Renovável - O estimulo à produção e ao consumo de energia renovável é outra solução. A população de Los Angeles (EUA) escolhe o tipo de energia que usa em casa. Em Tóquio, o governo obriga empresas a mostrar “credenciais verdes” aos clientes.
- Inspeção Veicular - A revisão de automóveis particulares pelo poder público para verificar o índice de emissão de gases, exigindo manutenção dos veículos é outra maneira de controle da emissão de gases. A inspeção é obrigatória em São Paulo desde 2009.
- Carros Elétricos - O estímulo à produção e uso de carros elétricos é uma forma de diminuir a emissão de gases poluentes. Amsterdã (Holanda) estimula moradores a usá-los, disponibilizando pontos gratuitos de recarga da bateria nas ruas.
- Materiais Sustentáveis - Outra tendência é o uso de materiais sustentáveis na cidade. Em Chicago (EUA), a substituição de luzes de semáforos por LEDs - material mais ecológico - gerou economia de US$ 2,5 milhões anuais na conta de energia.
- Eficiência Energética - O uso de dispositivos que economizam energia nas máquinas de bebidas geladas em Houston (EUA) reduziu em 265 quilowatts por ano o uso de energia. Hoje, Houston é considerada a capital da eficiência energética.
- Transporte - Exemplos de metrópoles que investiram no transporte público e conseguiram tirar pessoas dos seus veículos são Curitiba, Bogotá (Colômbia) e Jacarta (Indonésia). São Francisco (EUA) estimulou o uso de combustíveis ecológicos em sua frota.
ótimo post! Quando se trata de sustentabilidade acho que esses 10 quesitos deveriam ser deveres e não escolhas!
ResponderExcluirBjo
Verdade, Melize.
ResponderExcluirMas sendo escolhas e sendo realizadas já ajuda bastante. O que não dá é para ficar como está, não é mesmo ?
Abraços
Elenara
Olá adorei a postagem e peço licença para copia-lo ao meu blog pois tenho a intenção de informar mais sobre sustentabilidade e um objetivo de vida para nossos filhos e netos.
ResponderExcluirvisitem o blog que criei para nós
http://fparquiteturapopular.blogspot.com/
OBRIGADO
Fabiana !
ResponderExcluirQue bom que tenhas gostado, pode copiar sim e difundir as boas práticas, sem é claro esquecer os créditos da Procel Info.
Abraços
Elenara