Le Grand Paris- pensando o futuro
O presidente francês, Nicolas Sarkozy encomendou a dez dos mais importantes escritórios de arquitetura e urbanismo da Europa* propostas para o futuro de Paris, levando em conta duas prioridades -integração centro-periferia e forte preocupação ambiental. Segundo o site da FSP, no caderno MAIS de 22/03/2009“cada equipe recebeu 200 mil e total liberdade para identificar problemas, estudar, planejar, imaginar o que seria "a metrópole do século 21 pós-Protocolo de Kyoto" num prazo de 20 a 40 anos.” Equipes multidisciplinares elaboraram planos que foram apresentados no inicio do mês de marco.
A idéia do presidente francês é “criar uma "enciclopédia" de soluções possíveis que ajude nas futuras decisões políticas ligadas à gestão urbana, espécie de "dossiê do território" que permita gerir como e para onde a cidade irá crescer.”
Veja mais em www.legrandparis.org
* Alguns dos arquitetos são Richard Rogers, Finn Geipel , Jean Nouvel, Yves Lion , Djamel Klouche, Antoine Grumbach e Christian de Portzamparc
Vários presidentes franceses tem deixado a sua marca na cidade-luz, através de obras e marcos arquitetônicos. Desde que Napoleão e Haussmann abriram os largos bulevares, modificando o perfil da cidade, Paris se transformou em uma moderna cidade, não sem traumas para seus cidadãos. Mas a verdade é que o planejamento urbano é algo extremamente importante e seria bastante interessante se nossos políticos, de prefeitos a presidentes, tivessem a ambição de deixar como legado a história, estudos para não só embelezar, mas planejar um futuro mais correto para o crescimento urbano.
Ainda não consigo ver os vídeos.
ResponderExcluirUma Linda Semana!