Adaptando banheiros para a idade avançada
Quando os habitantes de uma residência vão envelhecendo é hora de pensar em algumas adaptações. O ideal é que banheiros já sejam projetados pensando num conceito de acessibilidade, mas na maior parte de nossas edificações isso ainda não acontece.
Algumas dicas de adaptação:
- Colocação de barras de apoio ao lado do vaso sanitário.
- Um descoberta pessoal, usar uma barra de apoio em frente ao vaso, no caso de banheiros estreitos, permite que a pessoa possa se apoiar para levantar.
- Usar tapetes antiderrapantes.
- Eliminar ou suavizar barreiras e degraus nos boxes
- Usar barras de apoio no box e bancos para o banho. Existem modelos fixos ou móveis, a escolha vai depender de sua necessidade.
- Usar duchinhas no chuveiro, e se for possível registros mono comandos do lado de abertura da porta do box
- Não usar chaves no banheiro.
Olá! Ótimo assunto você escolheu. Eu gostaria de sugerir também esta adaptação para pessoas que tb sofrem de doenças o como parkinson e que tiveram AVC com lesões leves. Gosto deste blog! obrigado! Graziele Henke
ResponderExcluirObrigada Graziele,
ResponderExcluirPor coincidência esse banheiro é utilizado por um portador de Parkinson (mas com poucos sintomas) e por uma pessoa que teve um AVC, mas sem sequelas. Vou aprofundar mais o estudo. Em principio teríamos que ter um acesso mais amplo para o box, para permitir cadeira de banho, e sem barreiras.
Gostei da sugestão.
beijos
Ótimo post! Adorei!
ResponderExcluirTapetes anti derrapantes são ótimos.
É ruim não ter um tapete no banheiro, ainda mais no inverno, e ainda mais em casos de idosos com gripe!
Parabéns!