Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha
Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas.
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração
Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)
Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!
Outro exemplo de aproveitamento de canto para guardar os utensílios de cozinha. Uma dica é fazer carrinhos com rodízios que possam ser levados para outros cantos, se o tamanho da cozinha permitir.
Faqueiros: Achei isso um luxo total!!! Sei que guardar aquelas caixas imensas com peças de prata, pesadas e difíceis de lidar é complicada. Essas práticas gavetas com nichos para as peças simplifica e muito!
Mantimentos - Há muitas maneiras de guardar mantimentos e temperos. O que vale muito é a organização e a praticidade de manuseio. Uma ideia de separação com ferragens está na imagem abaixo.
Gavetas múltiplas: Quando a gente vê essas gavetas imensas pensa em duas coisas básicas: serão praticas? Não serão muito pesadas? As ferragens modernas garantem o seu funcionamento (então nunca economize nelas, sempre use as de ótima qualidade). E elas podem esconder outras gavetinhas internas (surpresa!) que facilitam a organização.
Aproveitando espaços pequenos: Aquele cantinho de armário pode guardar as chaves, local de recados e ainda as receitas e listas do que deve ser comprado.
Segurança: Muito cuidado na hora do planejamento. Principalmente se tiver crianças pequenas em casa. Lembre disso e não coloque nenhuma disposição que possa servir de escada para acessar locais perigosos!
Praticidade: Pense em como trabalha na cozinha e deixe a vista o que vai usar sempre. Essa gaveta para as toalhas de papel com local para as trocas é um achado.
Marcenaria com detalhes internos: Não basta ter gavetas grandes, é preciso que sejam praticas. Preveja meios de separar o que vai ser guardado.
Outro exemplo de separação interna que facilita a vida do cozinheiro e auxiliares.
Aproveite cantos: Cantos de ilhas podem ser aproveitados para gavetas.
E mesmo para praticas mesas auxiliares.
Detalhamento: Fale com o seu projetista para que pense bem no detalhamento para que a sua cozinha seja realmente uma solução para a sua vida. E que cozinhar seja um prazer cada vez maior.
Fonte das imagens
Nos siga também nas redes sociais
Obrigada pelo comentário. Abraços
ResponderExcluirAchei maravilhoso tudo que vi, e as dicas superimportantes. Amei!
ResponderExcluirObrigada!! Grande abraço
ExcluirEstou querendo reformar minha cozinha achei ótimo as ideias joia
ResponderExcluirAdorei as ideias vou reformar minha cozinha. Vou aproveitar algumas.
ResponderExcluirQue bom que gostou Eliana! Volte e mostre sua cozinha depois de pronta! Vou adorar ver! Abraços
ExcluirÓtimas dicas! Onde compro esses organizadores de gavetões?
ResponderExcluirObrigada! Provável que ache na Amazon ou Mercado livre. Abraços
Excluir