Biblioteca com materiais usados e projeto comunitário
Uma biblioteca em um velho mercado de Banguecoque. Mas muito mais que isso. Um projeto que remodelou um espaço alagável, usando materiais locais, com orçamento reduzido e principalmente mobilizando a população local para o processo de concepção e execução.
Tudo o que acredito como Arquitetura como força de transformação. Tanto que já apresentei aqui vários outros projetos do mesmo grupo de arquitetos, o TYIN. Vejam o Abrigo de barcos que recria história, um banheiro e biblioteca de boa arquitetura - simples, barata e bonita e uma cabana para preservar a natureza.
Uma área mínima de 3 x 9 metros em centenário mercado, localizado em uma área de comunidade bem pobre e carente. E de frente para um canal que traz constantes alagamentos anuais. Como recriar ali um espaço para leituras? O que havia estava em mau estado e tudo o que fosse ser acrescentado teria que ter novos apoios.
A comunidade foi chamada para participar das discussões do projeto da biblioteca do velho mercado de Min Buri. Como toda área sujeita à incertezas sobre a propriedade, foi muito importante que as pessoas fossem chamadas à participação em todo o processo de criação e execução.
Entrevistas e mapeamento das necessidades, reuniões, todo um processo que resultou em uma sensação de "realização e orgulho" como bem descreve o site dos arquitetos. E por eles considerada de capital importância para que a biblioteca realmente funcionasse. Não basta na verdade um belo e funcional projeto se a comunidade não estiver engajada e acreditando na proposta.
Primeira providência de projeto foi prever que o espaço fosse elevado 50 cm acima do chão para evitar futuras inundações.
Os espaços internos foram divididos em área de estantes e área de leituras e atividades passivas. E ainda foi possível a construção de um mezanino para alguma atividade mais reservada.
Foram usados materiais locais e que já tinham sido utilizados anteriormente. Caixotes de madeira receberam cores e se transformaram em nichos para livros e revistas. O que foi preciso comprar para as novas estruturas foi encontrado em uma loja local de madeira de segunda mão. O custo da obra foi de apenas US $ 4.500.
O resultado? Muito interessante. Super dinâmico e o mais relevante, agregador e empoderador da dignidade da população.
Projeto de TYIN Tegnestue Architects em colaboração com + CASE Studio
Photos © Pasi Aalto
Fonte
Caixotes usados como nichos para livros |
Reuniões com a comunidade geraram maior conhecimento das necessidades |
Espaço interno para estantes e para leitura |
Mercado Min Buri |
Caixotes usados como nichos |
Espaços para atividades e quadros negros para atividades de aprendizado |
Mezanino |
O resultado? Muito interessante. Super dinâmico e o mais relevante, agregador e empoderador da dignidade da população.
Projeto de TYIN Tegnestue Architects em colaboração com + CASE Studio
Photos © Pasi Aalto
Fonte
Gostou? Conta para a gente a sua opinião.
Siga-nos nas redes sociaisTwitter: @arqsteinleitao- Flipboard: Revista ARQUITETANDO IDEIAS
- Facebook : https://www.facebook.com/ElenaraLeitao
- Instagram: http://instagram.com/arqsteinleitao
- Pinterest: https://br.pinterest.com/arqsteinleitao/arquitetando-ideias/
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos