Ser arquiteto. Por quê? 10 razões
Porque ser arquiteto?
Ouvindo um documentário sobre arquitetura que fez essa pergunta a vários colegas, me peguei pensando. Por que mesmo ser arquiteto?
As muitas facetas de um arquiteto |
- Para realizar os sonhos de outros. Dizem que a primeira coisa que vem a cabeça acaba sendo a mais verdadeira. E pensando bem acho que é correto. Nada me causa mais satisfação na arquitetura que sonhar e realizar junto com o outro. Me colocar no lugar dele, desenvolver meu lado empático que me faz ver o mundo com vários olhos.
- Criar. Poder por abaixo o que não funciona. Enfrentar poeira, bagunça e mudança. Mas poder fazer isso sem gastar e sem viver na obra....ou seja, só vejo o lado bom da obra.
- Para poder exercitar meu lado crítico. Pode parecer um contra-senso, mas arquiteto para ser bom tem que usar a capacidade de ser meio advogado do diabo com os espaços. Tudo pode ser melhorado. Em principio. Me aponte um arquiteto 100% satisfeito com uma obra e projeto, sem achar um mínimo detalhe que poderia ter feito melhor. Eu não conheço.
- Para poder ter a desculpa de viajar e ler muito. Arquiteto precisa ter repertório, precisa ter bagagem. E viajar, mesmo que seja pela internet, é fundamental. Ao vivo então é muito melhor. Muitos dos maiores arquitetos conhecidos aprenderam mais em viagens pelo mundo que nos bancos escolares. Ler segue a mesma lógica.
- Poder trabalhar no que gosta. Sim, porque se você não gosta de Arquitetura, não vai ser pela remuneração ou segurança que ficará na profissão. Arrisco a dizer que ser arquiteto é para os fortes. A gente costuma dizer que é vício - uma cachaça. De boa marca.
- Aprender a lidar com gente. E não falo apenas dos clientes. Mas de colegas, fornecedores, mão de obra, enfim, um conjunto imenso de pessoas que transitam por um projeto e obra e que também são um dos melhores aprendizados de vida que se tem.
- Viver entre o mundo do luxo e o da realidade e não se contaminar. Explico: tem um lado da Arquitetura que é feito de símbolos. Sejam externos ou internos, há espaços onde é preciso voar pelo que de mais suntuoso ou caro exista na sociedade. Aprender a lidar com isso sem esquecer da funcionalidade e das pessoas que habitarão ou circularão por ali é um exercício da profissão.
- Viver entre o mundo da extrema carência e o da realidade e não se abater. Explico: há trabalhos em que é preciso circular por sub habitações, esgotos a céu aberto, falta de qualquer tipo de dignidade. Saber lidar com isso com sensibilidade, mas com a distância necessária para propor soluções viáveis também faz parte do aprender a ser arquiteto.
- Para ser um profissional que muitos admiram mas poucos sabem a real utilidade. Para muitos os arquitetos ainda vivem em um mundo limpo, são todos grifados e vivem em um eterno mundo de prancheta, bolando coisas lindas, em ambientes paradisíacos. Poucos conhecem o lado do cavador, do obreiro, das mãos e cabelos sujos de gesso, dos sapatos enlameados. Ser arquiteto também significa mostrar que um projeto é mais que plantas ou desenhos.
- Para ser um profissional que, exercitando a criatividade, vai fazer um produto para pessoas se sentirem melhor. Não, arquitetos não servem para fazer apenas prédios bonitos que tenham a sua cara. Arquitetos não servem para ter um ego maior que o mundo, exibir sua genialidade em edifícios plasticamente soberbos que não servem para ninguém ficar dentro. Arquitetos não são escultores ou artistas. Arquitetos são criadores técnicos. Estudam para viabilizar sonhos.
- E para você, o que é ser Arquiteto?
Adorei! Futuramente meu sonho é ser arquiteta ❤
ResponderExcluirAdorei! Futuramente meu sonho é ser arquiteta ❤
ResponderExcluireu também, mas li o outro artigo de 10 motivos para nao ser arquiteto e pra falar a verdade desanimei bastante, embnora ainda tenha 12 anos nao sei se quero mesmo fazer arquitetura, mas é bom experimentar coisas pra saber oque vc quer ser, então to faznedo um cursinho de arquitetura gratuito online pra ver se gosto ou nao
ExcluirCom 12 anos tem ainda muito tempo para conhecer melhor e saber o que vai querer fazer. Abraços
ExcluirQue legal Lis! Vou torcer pelo teu sucesso! Grande abraço!
ResponderExcluirElenara
Preciso conversar com você RS!
ResponderExcluirPreciso conversar com você RS!
ResponderExcluirPreciso também converssar com você, Sobre esse mundo da arquitetura e muito mais 💙💚
ResponderExcluirEsse negócio de viajar muito é que desanima. Cadê o dinheiro? :(
ResponderExcluirVictor, quando não conseguimos viajar fisicamente para longe, podemos olhar nossa própria cidade com olhar de turista, aquele que enxerga novidades mesmo no que já se conhece. Abraços
ExcluirComo médica há meio século, fiquei encantada com tuas observações sobre porque ser e não ser arquiteta. Me identifiquei com os dois lados. Você é uma grande profissional. Tenho orgulho de ter uma filha arquiteta que tem um olhar bem semelhante ao teu.
ResponderExcluirQue lindo ler isso! Parabéns para a filha, que tenha sempre muito sucesso e super obrigada pelo comentário! Abraços
Excluirme decidi, vou largar a licenciatura pra virar arquiteto, os contras são terríveis, mas os pros não são nada mal, é realmente isso que quero
ResponderExcluirOpa! Que bacana! É um caminho lindo que traz muita satisfação pessoal. E há inúmeros campos de trabalho. Te desejo muito sucesso! Abraços
ExcluirArquitetura - Sonho de uma vida, não conclui , mas trabalho com administração de Obra e desenho, não me sinto frustrada, pois muitos projetos fiz, mesmo entregando a autoria, mas ainda tenho vontade de concluir, tenho 61 anos, iniciei com 16, trabalhando num escritorio de projetos, onde aprendia desenhar em prancheta, hoje o CAD e mais simples, rápido e completo, mas não tem cheiro de nanquim ... Sempre digo que Arquiteto projeta com a alma... E isto compensa qualquer salario. Também não tenho queixa dos honorários
ResponderExcluirQue legal! Acho que bem isso, arquiteto projeta com alma! Se tiver oportunidade, conclua o curso, nem que seja para realizar um desejo. LIndo depoimento! Abraços
Excluir