Uma escola para estimular a criatividade
Que tal um espaço todo rico e uma proposta de interação e estímulo à criatividade em uma escola. Pois essa é a tônica nessa escola na Suécia.
Ela em nada lembra as rígidas salas com hierarquias e parecem mais com modernos ambientes do vale do silício, de onde saem os programas e ideias que vem mudando nosso modo de viver.
Os espaços propiciam o encontro, as chamadas "zonas de colaboração, casas-dentro-casas, e uma série de outros recursos que são destinados a promover "a curiosidade e a criatividade." O projeto do arquiteto Rosan Bosch incentiva tanto o estudo solitário como o em grupo e cada peça é pensada para ajudar os estudantes a aprenderem. Além da concepção do espaço, a escola não separa os alunos por idade, mas por nível de aprendizado.
Quem me deu a dica sobre elas foi o colega Wagner Gonzales.
Quem me deu a dica sobre elas foi o colega Wagner Gonzales.
Tudo bem, vão dizer: ah! Mas é na Suécia e lá é primeiro mundo, eles são lindos, diferentes, tem outra cultura. Mas juro que ele não tem a mesma criatividade que nós temos como cultura. E porque então não apostar em projetos locais que estimulem nossas crianças a exercer o que temos de tão bom que é a nossa capacidade de criar ? Espaços ricos não precisam ser caros. Mobílias podem ser recicladas, veja um belo exemplo AQUI. Ao invés de ficarmos só suspirando pelo mundo de acolá, vamos criar o nosso aqui e dar para as nossas crianças um belo presente: locais para estimular sua imensa vontade de aprender.
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos